Por Digifarma em 27/04/2016 10:43:44

A importância de fazer o Backup

O que aconteceria se sua empresa perdesse todas as informações?


backup

 

Qual é a importância do Backup? Qual é a importância dos dados para a empresa? O que aconteceria se sua empresa perdesse todas as informações?

 

Estas perguntas transmitem um sentido de pânico e temor, só de pensarmos na hipótese de um dia perdermos todas as informações da empresa onde trabalhamos.

 

Por falta de tempo ou até mesmo de conhecimento, o Backup sempre é esquecido e deixado para última hora, e só é lembrado quando precisamos dele, nas horas críticas.

 

Mas o que é backup?

 

Backup é uma cópia dos dados, e pode ser feito em dispositivos (CD-ROM, DVD-ROM, HD, Pen Drive, Fitas, etc), com o objetivo de armazenar informações valiosas para as empresas com segurança e integridade, para posteriormente recuperá-las, caso haja necessidade ou algum problema com os dados originais.

 

Como seria se sua empresa perdesse todos os cadastros de clientes, todos os dados financeiros, contábeis, lançamentos, etc. Como poderíamos medir esta perda? Seria um grande prejuízo.

 

Sabemos que, o que ocasiona a perda de dados em nossos computadores são, na maioria das vezes, falhas nos mesmos, mau uso (desligar o computador de forma incorreta), vírus, furtos, incêndio, inundação, falta de energia, entre outros.

 

Para a segurança da sua empresa é necessário um procedimento de backup definido com as seguintes informações:

 

Periodicidade do Backup:

Quantas vezes e em qual intervalo de tempo faremos o backup? Este detalhe é importante. O backup pode ser feito quantas vezes for necessário ao longo do dia. É indicado que o backup seja feito no mínimo no horário de almoço e no fim do dia, podendo também ser feito no momento de troca de turno.

 

Destino Cópia Externa:

É recomendável que o backup seja feito em dispositivos de armazenamentos EXTERNOS do Servidor, como em outros computadores, mídias de CD's, DVD's, Pen Drive, etc. Feito o backup, o mesmo deve ser armazenado fora do local de origem.

 

BACKUP DIGIFARMA

Como realizar o backup no Sistema Digifarma:

 

1. O backup é feito apenas no Servidor da Farmácia. Basta acessar o menu Utilitários:

utilitarios

 

2. Clicar em “Backup – Cópia de Segurança”.

seguranca

 

3. Selecionar o destino onde será salvo o backup, clicando no botão em destaque na imagem abaixo.

destino

 

4. Após selecionar o diretório, clique em “OK”.

destino

 

5. Clique em “Iniciar”.

iniciar

 

6. É importante que o Digifarma seja fechado nos terminais. Após isso, clique em “OK”.

terminais

 

7. O Sistema irá processar o Backup e ao final apresentará a mensagem “Backup Concluído com Sucesso”. Clique em "OK" para finalizar.

conclusao

 

Nota: O backup Digifarma é de responsabilidade da Farmácia, conforme especificado no CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E CONCESSÃO DE USO DE SOFTWARE:

5.3- É de responsabilidade do contratante gerar diariamente cópias de segurança, (backup), de suas bases de dados, conforme orientado pelo contratado. O CONTRATADO não se responsabilizará por perdas de informações do contratante, causadas por danos de qualquer natureza ao computador, como roubo ou outro evento fortuito ou força maior.


A DIGIFARMA

    No mercado de Programas de Farmácia há mais de 15 anos, O Sistema Digifarma está em constante crescimento. Com empenho dos profissionais e parceria com seus clientes, busca desenvolver um software cada vez melhor, mais robusto e completo. Com um sistema totalmente seguro e integrado, de forma a atender todas as demandas de sua loja em um único software.