Por Digifarma em 09/09/2016 08:43:25

Corte de verbas para o programa Farmácia Popular

"Aqui tem Farmácia Popular" perderá R$ 578 milhões este ano


Farmácia Popular

 

O Governo Federal prevê corte de verbas para o programa “Aqui tem Farmácia Popular”, criado pelo Ministério da Saúde com o intuito de ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos brasileiros. De acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2016), em tramitação no Congresso Nacional, o programa terá um corte de R$ 578 milhões para este ano, o que eliminará a oferta dos remédios com desconto para a população, e deverá sobrecarregar as redes municipais e estaduais de saúde. No entanto, a oferta dos medicamentos gratuitos fica assegurada.

 

Atualmente, por meio do programa, são ofertados descontos de até 90% em 13 medicamentos para osteoporose, glaucoma, mal de Parkinson, dislipidemia, rinite e contraceptivos, além das fraldas geriátricas. Ademais, a população pode adquirir, sem custo, 19 medicamentos para hipertensão, diabetes e asma. Para retirar os fármacos, o cidadão deve apresentar documento oficial com foto no qual conste o seu número de CPF e receita médica - seja do SUS ou da rede particular - com validade de até 180 dias em casos de medicamentos ou fraldas geriátricas e de até um ano para anticoncepcionais.

O “Aqui tem Farmácia Popular” é uma das modalidades do programa Farmácia Popular do Brasil e funciona em parceria com farmácias particulares e drogarias comerciais que aderem ao credenciamento. Para identificar se uma farmácia ou drogaria é credenciada basta verificar se há, na frente do estabelecimento, o banner oficial do programa.

 

Fonte: Folha PE
 


A DIGIFARMA

    No mercado de Programas de Farmácia há mais de 15 anos, O Sistema Digifarma está em constante crescimento. Com empenho dos profissionais e parceria com seus clientes, busca desenvolver um software cada vez melhor, mais robusto e completo. Com um sistema totalmente seguro e integrado, de forma a atender todas as demandas de sua loja em um único software.