Por Digifarma em 03/06/2014 18:10:11

Encerrado prazo para renovar cadastro do Farmácia Popular

Sistema de venda do DataSUS ficará bloqueado até regularização dos estabelecimentos.


Encerrado prazo para renovar cadastro do farmácia popularFarmácias privadas que não renovaram o cadastro no Aqui Tem Farmácia Popular terão a conexão com sistema de venda bloqueada a partir desta segunda-feira (2/6). Os estabelecimentos tinham até o dia 30 de abril para fazer a renovação do credenciamento dentro do prazo, que foi prorrogado por mais 30 dias. A medida está prevista na portaria que regulamenta o programa e não é definitiva. Após regularização, o sistema da farmácia é desbloqueado em até 10 dias.

Para regularizar a renovação, é preciso acessar o endereço www.caixa.gov.br/farmaciapopular, procurar o Sistema Farmácia Popular (Sifap), com o Número de Identificação Social (NIS) e senha do Cartão do Cidadão, utilizando as opções "Credenciamento" e, em seguida, "Renovar Cadastro". Ao final dessa etapa, a empresa receberá uma mensagem eletrônica informando a documentação que deverá ser apresentada na agência da Caixa.

Quem não possuir o número de identificação ou tiver problemas para acessar o Sifap deve procurar a agência bancária onde se encontra o cadastro da empresa. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail gebes07@caixa.gov.br ou pelotelefone 0800-726-0104, escolhendo a opção “9” e, em seguida, a opção “2”.

O PROGRAMA

Criado em 2004 pelo Governo Federal, o Programa Farmácia Popular do Brasil tem o objetivo de ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos, como hipertensão arterial, diabetes, asma, colesterol, osteoporose, glaucoma, rinite, doença de Parkinson, além de contraceptivos e fraldas geriátricas.

O programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e uma parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de “Aqui tem Farmácia Popular”. Nesses estabelecimentos, são oferecidos 25 itens - 14 são distribuídos gratuitamente e o restante vendido com até 90% de desconto. Para retirar o medicamento pela Farmácia Popular, basta comparecer a uma unidade portando RG ou certidão de nascimento, CPF e receita médica. Atualmente, existem 30.440 farmácias e drogarias participantes em 4.186 municípios.

O cidadão que precisar encontrar os estabelecimentos credenciados ao programa pode acessar o portal do Ministério da Saúde ou ligar 136.

Fonte: Agência Saúde


A DIGIFARMA

    No mercado de Programas de Farmácia há mais de 15 anos, O Sistema Digifarma está em constante crescimento. Com empenho dos profissionais e parceria com seus clientes, busca desenvolver um software cada vez melhor, mais robusto e completo. Com um sistema totalmente seguro e integrado, de forma a atender todas as demandas de sua loja em um único software.