Por Digifarma em 29/06/2016 10:16:42

Farmacêutico Sete Estrelas

A publicação, que existe desde 2006, procurou definir o perfil do farmacêutico


farmaceutico

 

Cada vez mais a profissão de farmacêutico evolui e abrange uma gama maior e mais complexa de responsabilidades. Além da tradicional atuação na fabricação e dispensação de medicamentos, o farmacêutico é um membro integrante da equipe de saúde e assume funções variadas, fornecendo serviços de atenção farmacêutica e ajudando a garantir o melhor tratamento para os pacientes.

 

Diante dessa realidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Federação Internacional Farmacêutica (FIP) organizaram um manual de pratica farmacêutica com foco no atendimento ao paciente. A publicação, que existe desde 2006, procurou definir o perfil do farmacêutico e descrever as sete principais competências necessárias neste novo contexto.

 

Em 2000, esta combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes ganhou a denominação de “Farmacêutico Sete Estrelas”, e o manual foi criado para atender às constantes mudanças da profissão e estabelecer novas atitudes na prática da Farmácia e orientar profissionais, estudantes e professores do mundo inteiro.

 

As sete competências descritas no manual são as seguintes:

 

1. Prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde

A equipe de saúde é formada pelos profissionais de saúde responsáveis pela assistência ao paciente. O farmacêutico tem um importante papel neste contexto, devendo integrar sua prática continuamente com os outros profissionais. Ele deve adaptar seu conhecimento, habilidades e atitudes para prestar serviços farmacêuticos de alta qualidade.

 

2. Capaz de tomar decisões

Consiste na habilidade em avaliar, sintetizar informações e decidir qual a melhor e mais apropriada direção seguir.  Na base desta competência, o farmacêutico deve levar em conta o mais efetivo e seguro custo dos recursos disponíveis com pessoal, medicamentos, equipamentos, procedimentos e práticas. Suas decisões também precisam ser tomadas considerando prioridades, que são definidas a partir do monitoramento e acompanhamento ao paciente.

 

3. Comunicador

O farmacêutico está entre o prescritor e o paciente. Esta é uma posição privilegiada para a comunicação de informações sobre saúde e medicamentos. E para que isso ocorra, é necessário que o farmacêutico tenha confiança e conhecimento seguro para interagir com os outros profissionais de saúde e os pacientes. Esta competência envolve comunicação verbal, não verbal, escrita e a habilidade de ouvir.

 

4. Líder

Numa equipe multidisciplinar onde os cuidados de outros profissionais de saúde são pouco disponíveis ou inexistentes, o farmacêutico é obrigado a assumir a liderança e a responsabilidade pelo bem-estar da comunidade e do paciente.

 

5.  Gerente

O farmacêutico deve saber gerenciar recursos humanos, físicos e financeiros. Sua meta é garantir a qualidade dos medicamentos e gerir com responsabilidade a informação e a tecnologia relativa à saúde.

 

6. Atualizado permanentemente (pesquisador)

O profissional precisa assumir um compromisso com a aprendizagem constante ao longo da carreira. Ele deve atualizar seus conhecimentos constantemente e compartilhar suas experiências para contribuir com uma melhor assistência farmacêutica. Como pesquisador, o farmacêutico poderá fornecer informações cientificas inovadoras ao público e para outros profissionais, contribuindo com o avanço da saúde.

 

7. Educador

O farmacêutico tem a responsabilidade de fornecer educação e treinamento para as futuras gerações de profissionais e ao público em geral. A participação como professor envolve não apenas a transmissão de conhecimento, como também a oportunidade dividir experiências e habilidades.

 

O documento da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi publicado em inglês. O presente artigo é uma adaptação ao texto original.

 

Fonte: Portal CRFSP


A DIGIFARMA

    No mercado de Programas de Farmácia há mais de 15 anos, O Sistema Digifarma está em constante crescimento. Com empenho dos profissionais e parceria com seus clientes, busca desenvolver um software cada vez melhor, mais robusto e completo. Com um sistema totalmente seguro e integrado, de forma a atender todas as demandas de sua loja em um único software.