Por Digifarma em 15/02/2016 09:43:22

Fique atento às datas especiais

O calendário promocional ajuda a planejar ações ao longo do ano e ampliar a rentabilidade


calendario

 

Impulsionadas por uma cultura consumista, as datas comemorativas são fundamentais para que o comércio esteja sempre aquecido, garantindo, assim, o giro da economia. Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais são as quatro datas mais importantes do varejo nacional. Somadas, chegaram à marca de quase R$ 30 bilhões.

Explorar datas sazonais é uma oportunidade para impulsionar as vendas no varejo.

Trabalhar com um calendário promocional ajuda a planejar melhor as ações que acontecem ao longo do ano e possibilitam ampliar ainda mais a rentabilidade.

 

O calendário promocional referencia o planejamento anual que formaliza promoções e eventos de uma marca ou de sua própria empresa. Trata-se de um lembrete ao profissional para definir um plano de ação que promova a antecipação dos contatos com fornecedores, veículos de comunicação, clientes, etc.

 

De acordo com o consultor em marketing e vendas da ECR Consultoria, Conrado Vianna Hoffmann, o principal objetivo de um calendário é aumentar o faturamento por meio de um incremento do fluxo na loja e acréscimo do tíquete médio. “Além disso, se bem planejado, pode auxiliar o varejista na escolha sobre quando realizar suas compras. A criação de um calendário promocional serve inclusive de argumento para negociar prazos de pagamento maiores com os fornecedores”. A consultora especializada em treinamento, desenvolvimento e marketing de varejo, Silvia Osso, ressalta que, para alcançar as metas estipuladas para envolver o público em ações comunitárias, é de grande urgência a avaliação das oportunidades que aparecem no transcorrer do ano, destacando-se as comemorações regionais, situações inesperadas e datas comemorativas sazonais. “É importante lembrar que o calendário promocional é reconhecido como um eficiente norteador para o desenvolvimento de projetos que serão avaliados individualmente”.

 

Pensando estrategicamente

 

Elaborar um calendário pode parecer uma tarefa simples, mas não é. Muitos varejistas costumam deixar a ação por conta de suas agências publicitárias, o que é um erro. Para se tirar o melhor proveito de um calendário, deve-se observar seu planejamento e principalmente sua execução. “Como as agências publicitárias têm pouca gestão na execução no ponto de venda, o planejamento de um bom calendário promocional deve ocorrer em conjunto com aquele que irá executar o que foi planejado, o varejista, e quem irá criar as peças publicitárias, a agência”, explica Hoffmann.

 

O consultor da ECR Consultoria explica que o primeiro passo para a elaboração de um calendário é definir o orçamento total disponível. Depois, é necessário dividir o orçamento para cada uma das datas. Após a definição do orçamento por data, deve-se discutir com a agência de publicidade quais ações e qual abordagem será dada em cada data, levando-se em conta, sempre, o público que se quer atingir. Feito isso, seria interessante criar um planejamento detalhado de todas as ações que serão tomadas em cada data e nomear responsáveis por cada uma delas. Depois desse passo, o calendário deve ser passado para a equipe de compras, com a especificação de quais itens devem ser focados em cada data. E dessa forma evitar a falta de itens essenciais em cada data específica. “Além disso, é preciso nomear um responsável para fazer o acompanhamento da criação e execução das peças promocionais e dos prazos de entregas de tais peças por parte dos fornecedores”, explica Hoffmann.

 

Fonte: Guia da Farmácia


A DIGIFARMA

    No mercado de Programas de Farmácia há mais de 15 anos, O Sistema Digifarma está em constante crescimento. Com empenho dos profissionais e parceria com seus clientes, busca desenvolver um software cada vez melhor, mais robusto e completo. Com um sistema totalmente seguro e integrado, de forma a atender todas as demandas de sua loja em um único software.