Por Digifarma em 01/10/2013 11:46:46

Setor farmacêutico une forças pela redução de impostos em medicamentos

Veja o que está sendo feito para que isso seja possível


A Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) e a Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), duas das mais representativas entidades do setor farmacêutico, se unem na luta pela redução dos tributos sobre medicamentos e nesta terça-feira (1º), lançaram oficialmente a campanha Sem imposto, tem remédio, na sede da Abrafarma.

Com o slogan "A sua assinatura pode baixar o preço dos remédios", a ação tem por objetivo coletar 10 milhões de assinaturas em 30 dias, por meio de cadernos disponíveis em 6 mil farmácias e drogarias de todo o país, abertos à população. Além disso, os estabelecimentos participantes contam também com cartazes para divulgar a iniciativa.

O abaixo-assinado será encaminhado à Presidência da República, ao Congresso Nacional e aos 27 governadores de Estado e do Distrito Federal, para ratificar a insatisfação dos usuários de medicamentos com a situação atual e reforçar a atuação da Frente Parlamentar da Câmara dos Deputados pela desoneração de impostos em medicamentos.

Com alíquotas de 34%, sendo de 17% a 19% de ICMS, o Brasil é um dos campeões mundiais em tributação sobre remédios. ?O consumidor paga imposto como se estivesse adquirindo um bem supérfluo, incompatível com sua renda econômica. E muitos chegam a interromper o tratamento de saúde por falta de condições para arcar com os custos do medicamento?, comenta Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.

Atualmente cerca de 70% dos medicamentos consumidos pelos brasileiros são pagos do próprio bolso. ?Por ser um mercado regulado pelo governo, se hoje os remédios fossem livres de tributação, ficariam imediatamente cerca de 30% mais baratos para o consumidor final?, explica Antônio Britto, presidente da Interfarma.

Para reforçar a campanha, as entidades desenvolveram o hotsite www.semimpostotemremedio.com.br, que concentra o vídeo institucional, além de páginas no Twitter (@semimposto) e Facebook (/semimpostotemremedio), além do abaixo-assinado digital no Avaaz.

Fonte: Assessoria/CDN


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