Este guia mostra como cadastrar convênios no Digifarma. O recurso de convênios permite configurar condições especiais de venda, como descontos por categoria, formas de parcelamento e aplicação de preços promocionais para empresas ou grupos de clientes específicos.
🚀Acessando o menu de convênios
- No Digifarma, vá até o menu: CADASTROS > CONVÊNIOS
- Digite sua senha de acesso e clique em OK.
📝 Criando um novo convênio
- Na tela de convênios, clique no ícone de papel em branco (localizado na parte inferior da tela) para iniciar um novo cadastro.
🛠️ Preenchendo os dados do convênio
- Na aba DADOS CONVÊNIO, preencha corretamente as informações cadastrais do convênio.
- Algumas opções importantes nesta aba:
- Permitir Preço Promoção:
Marque esta opção caso queira que os preços promocionais também sejam considerados nas vendas para clientes conveniados. - Não Aplicar Descontos nos Parcelamentos:
Ao marcar essa opção, os descontos configurados para o convênio não serão aplicados em compras parceladas. - Bloqueio:
Ao marcar essa opção esse Convênio será bloqueado e não conseguirá passar vendas para ele.
- Permitir Preço Promoção:
💰 Configurando os descontos por categoria
- Acesse a guia Descontos/Categorias, localizada na parte superior da tela.
- Para incluir categorias com desconto:
- Clique no botão INCLUIR CATEGORIAS MANUAL.
- Digite sua senha e clique em OK.
- Campos importantes:
- 🟢 Categoria:
Informe a(s) categoria(s) que terão desconto especial. - 🟢 Desconto:
Defina o valor percentual máximo de desconto permitido para a categoria. - 🟡 Mark-UP:
Se preferir, configure o desconto com base no mark-up, ou seja, o valor de venda será calculado com base em uma margem sobre o preço de última compra dos produtos dessa categoria.
Observação: Você não poderá utilizar Desconto e Mark-UP para a mesma categoria. Terá de escolher se prefere utilizar a base como DESCONTO ou como MARK-UP.
🏷️ Inserindo observações no convênio
- Se houver informações adicionais sobre o convênio, vá até a guia OBSERVAÇÕES e escreva no campo correspondente.
ℹ️Informações importantes sobre o uso de convênios
- A função Convênios permite aplicar descontos especiais para clientes ou empresas com desconto em folha.
- Por padrão, os descontos são aplicados sobre o preço de venda.
- Para utilizar preço promocional nas vendas conveniadas, marque a opção Permitir Preço Promoção.
- Recomenda-se identificar o cliente no início da venda, antes de inserir os itens.
- O Mark-UP será calculado sobre o preço de última compra, mas, caso deseje usar o CMV, entre em contato com o suporte técnico.
- As configurações só têm efeito para clientes que estejam vinculados ao convênio.
- Para criar convênios com o objetivo apenas de organizar clientes especiais, basta cadastrar o convênio com o nome desejado.
Exemplo: “Clientes Especiais”.
🧑💼 Vinculando clientes ao convênio
- Certifique-se de que o cliente já está cadastrado no sistema.
Caso não esteja, realize o cadastro normalmente.
- Acesse o menu: CADASTRO > CLIENTES
- Localize o cliente desejado clicando no ícone de binóculo para pesquisa.
- Com o cliente aberto, vá até a aba OUTROS.
- No campo Convênio, clique na setinha e selecione o convênio desejado.
- Após preencher as informações, clique em OK.
✅ Aplicação automática dos descontos
Após o cliente estar vinculado ao convênio:
- Ao identificá-lo na tela de vendas, o sistema aplicará automaticamente os descontos pré-configurados para cada categoria de produto.