Este guia mostra como cadastrar convênios no Digifarma. O recurso de convênios permite configurar condições especiais de venda, como descontos por categoria, formas de parcelamento e aplicação de preços promocionais para empresas ou grupos de clientes específicos.

🚀Acessando o menu de convênios

  1. No Digifarma, vá até o menu: CADASTROS > CONVÊNIOS
  1. Digite sua senha de acesso e clique em OK.
     

📝 Criando um novo convênio

  1. Na tela de convênios, clique no ícone de papel em branco (localizado na parte inferior da tela) para iniciar um novo cadastro.

🛠️ Preenchendo os dados do convênio

  1. Na aba DADOS CONVÊNIO, preencha corretamente as informações cadastrais do convênio.
     
  2. Algumas opções importantes nesta aba:
    • Permitir Preço Promoção:
      Marque esta opção caso queira que os preços promocionais também sejam considerados nas vendas para clientes conveniados.
    • Não Aplicar Descontos nos Parcelamentos:
      Ao marcar essa opção, os descontos configurados para o convênio não serão aplicados em compras parceladas.
    • Bloqueio: 
      Ao marcar essa opção esse Convênio será bloqueado e não conseguirá passar vendas para ele.

💰 Configurando os descontos por categoria

  1. Acesse a guia Descontos/Categorias, localizada na parte superior da tela.
  1. Para incluir categorias com desconto:
  • Clique no botão INCLUIR CATEGORIAS MANUAL.
  • Digite sua senha e clique em OK.
  1. Campos importantes:
  • 🟢 Categoria:
    Informe a(s) categoria(s) que terão desconto especial.
  • 🟢 Desconto:
    Defina o valor percentual máximo de desconto permitido para a categoria.
  • 🟡 Mark-UP:
    Se preferir, configure o desconto com base no mark-up, ou seja, o valor de venda será calculado com base em uma margem sobre o preço de última compra dos produtos dessa categoria.

Observação: Você não poderá utilizar Desconto e Mark-UP para a mesma categoria. Terá de escolher se prefere utilizar a base como DESCONTO ou como MARK-UP.
 

🏷️ Inserindo observações no convênio

  1. Se houver informações adicionais sobre o convênio, vá até a guia OBSERVAÇÕES e escreva no campo correspondente.

ℹ️Informações importantes sobre o uso de convênios

  • A função Convênios permite aplicar descontos especiais para clientes ou empresas com desconto em folha.
  • Por padrão, os descontos são aplicados sobre o preço de venda.
  • Para utilizar preço promocional nas vendas conveniadas, marque a opção Permitir Preço Promoção.
  • Recomenda-se identificar o cliente no início da venda, antes de inserir os itens.
  • O Mark-UP será calculado sobre o preço de última compra, mas, caso deseje usar o CMV, entre em contato com o suporte técnico.
  • As configurações só têm efeito para clientes que estejam vinculados ao convênio.
  • Para criar convênios com o objetivo apenas de organizar clientes especiais, basta cadastrar o convênio com o nome desejado.
    Exemplo: “Clientes Especiais”.

🧑‍💼 Vinculando clientes ao convênio

  1. Certifique-se de que o cliente já está cadastrado no sistema.
    Caso não esteja, realize o cadastro normalmente.
     
  2. Acesse o menu: CADASTRO > CLIENTES
  1. Localize o cliente desejado clicando no ícone de binóculo para pesquisa.
  1. Com o cliente aberto, vá até a aba OUTROS.
  1. No campo Convênio, clique na setinha e selecione o convênio desejado.
  2. Após preencher as informações, clique em OK.

Aplicação automática dos descontos

Após o cliente estar vinculado ao convênio:

  • Ao identificá-lo na tela de vendas, o sistema aplicará automaticamente os descontos pré-configurados para cada categoria de produto.

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